Compromisso de transparência

O conjunto de processos e recursos (captação da água no meio ambiente, a sua transformação em água potável, a distribuição ao domicílio e a sua devolução à natureza) que tornam possível que disponhamos de água de qualidade, compreendem toda uma série de factores que se apresentam reflectidos na factura através dos seus diferentes conceitos (água, depuração, tipo de melhoria, saneamento e lixo).

O que é que o cliente paga na factura? Muito mais que um produto, paga um serviço.

A factura que cada cliente recebe consta de 3 cotas:

  • A primeira corresponde à cota de serviço, que inclui duas assinaturas, a de abastecimento (é a água que entra no domicílio) e a de saneamento (a que se é escoada).
  • A segunda cota é a de consumo.
  • A terceira, a cota de investimento, que tem como intuito manter os esgotos e infra-estruturas hidráulicas.

Na aqualia existem três procedimentos para calcular cada consumo de forma fiável e evitando erros. O mais frequente consiste em observar as diferenças de leitura do contador. Como nem sempre é possível, também se pode estimar os consumos, razão pela qual são empregues facturas com períodos de facturação análogos aos anos precedentes. A última possibilidade é fazer uma avaliação de consumos, método usado quando o contador está avariado ou nos casos em que só foi realizada uma leitura anual.

A um nível muito mais geral, para calcular o preço da água nos vários países, são tidos em conta os seguintes factores; a disponibilidade, a qualidade, a quantidade dos recursos hídricos e a densidade populacional.

Em Espanha, o consumo médio nas casas é de 171 litros por habitante e dia, de acordo com o INE. Contudo, a Associação Europeia da Água (EWA) eleva o consumo espanhol por pessoa e dia aos 265 litros. É difícil encontrar dados fiáveis sobre o consumo da água nas casas, de qualquer modo, ambos os valores situam Espanha entre os países do mundo que maior consumo de água tem por habitante. Espanha, além do mais, posiciona-se entre os cinco países cujo valor da água é mais barato na EU, segundo a Associação Internacional da Água (IWA).

A Directiva-Quadro da Água (2000/60/CE) é o documento que determina a política hídrica dos países da UE. Neste é especificado que o valor que se cobre aos cidadãos deve cobrir o custo total de abastecimento. A normativa pretende promover o uso sustentável e melhorar o estado dos ecossistemas aquáticos, o que implica que no preço que paguemos devem ser incluídos os custos das tarefas dirigidas a preservar o meio aquático no qual se vertem as águas residuais.

 

Explicacion de la factura -Atención al cliente-Aqualia